A música de Rodrigo Camargo é um reflexo de seu gosto e interesse musical variados. Muitas das suas composições sugerem uma “fusão muito bem-sucedida de rock, música de concerto e música brasileira” (NY Concert Review). Em contato com diferentes mundos musicais desde os sete anos de idade, busca sempre abraçar essas influências em suas composições. Apesar de não ter tido um estudo formal contínuo desde a infância, acredita que essa variedade musical constitui intuitiva e naturalmente sua linguagem musical e composicional.

Rodrigo iniciou seus estudos em composição em 2015 na UFRJ, onde se formou em 2020. Por lá estudou com Marcos Nogueira e Liduino Pitombeira, além de ter tido aulas também com Roberto Macedo, Alexandre Schubert e Carlos Almada. Enquanto estudante na UFRJ compôs e estreou obras importantes como O Quarteto (para quarteto de cordas, estreada pelo Quarteto Kalimera) e Prelúdio ao Desconhecido (vencedora do Concurso Minerva, para orquestra de sopros, estreada pela Orquestra de sopros da UFRJ, regida por Marcelo Jardim). Em 2019 teve a oportunidade de participar do Atlantic Music Festival nos Estados Unidos, festival para o qual escreveu Sextet, para Pierrot Ensemble e Percussão, estreada no próprio festival. Após sua formatura, Rodrigo teve mais estreias importantes de sua música. Ainda em 2020, recebeu o primeiro prêmio do júri e o prêmio dos intérpretes pela sua peça Hard-bopped Overdrive no Concurso SCAR de Composição. No ano seguinte, 2021, vale destacar sua estreia na Bienal da Música Brasileira Contemporânea, realizada na Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. Na ocasião, os violinistas Tomaz Soares e Luisa de Castro tocaram suas Três peças para dois violinos. Em abril de 2022, teve sua peça Sextet executada no mitológico Carnegie Hall em Nova York pelos integrantes da Constantinides New Music Ensemble. Também em 2022, Rodrigo lançou seu primeiro EP nas plataformas de streaming, os 5 Poemas de Fernando Pessoa com a soprano Maria Gerk e o pianista Gustavo Ballesteros. Esse trabalho foi seguido por Two Duos, um breve EP lançado em fevereiro de 2023. Em maio desse mesmo ano, Rodrigo estreou sua ópera Emily Somebody, com libretto e música escritos por ele, baseado nos poemas e cartas da poeta norte-americana Emily Dickinson. Atualmente, essa ópera está entre as finalistas do American Prize na categoria ópera universitária. Em dezembro de 2023, seu Concerto de Bolso para violino e orquestra foi estreado na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, executado por Tomaz Soares e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, regidos por Anderson Alves. Recentemente Rodrigo foi premiado com a bolsa Dominick Argento Fellowship for Opera Composition através da National Opera Association. A bolsa pagará seus estudos e custo de vida nos Estados Unidos enquanto estiver cursando seu Doutorado em composição. (https://www.noa.org/initiatives/argento/2024-argento-fellowship-winners.html)

Em maio de 2023, Rodrigo concluiu seu Mestrado em Música – composição – na Louisiana State University, onde estudou com Mara Gibson. Lá também exerceu o cargo de professor de Percepção Musical, matéria que lecionou durante os dois anos que passou na LSU.